quinta-feira, 28 de maio de 2009

CONSEG 2009

A Conferência Nacional de Segurança Pública, que vai reunir representantes de todos os Estados brasileiros e dos municípios de médio e grande porte, de 27 a 30 de agosto em Brasília, é uma iniciativa inédita destinada à superação de entraves que colocam o tema entre as maiores preocupações do povo brasileiro.

Com base nos debates realizados nos municípios, o governo federal vai definir o Plano Nacional de Segurança Pública, que já está em elaboração pelo Ministério da Justiça.

Debate amplo

“Percebe-se que há interesse em conhecer a realidade de todas as regiões do País, acatando-se ideias que poderão ser aplicadas, poderão modificar leis existentes ou resultar em novas leis”, explica o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Maringá, coronel Antonio Tadeu Rodrigues.

Segundo ele, a expectativa é de que o Plano Nacional de Segurança Pública não seja mais resultado de elaborações nos gabinetes do governo, e sim de uma ampla discussão envolvendo toda a sociedade, por meio de suas instituições representativas.

Unindo sociedade civil, poder público e trabalhadores da segurança pública, a 1ª Conferência propõe o debate sobre a Política Nacional de Segurança Pública, para consolidar a formulação de um novo paradigma, conforme proposta do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Fonte: Jornal O Diário do Norte do Paraná