terça-feira, 26 de maio de 2009

Segurança é tema de conferência nacional nesta quarta-feira

RIO - Segurança pública será tema de uma conferência nacional a partir desta quarta-feira no Centro do Rio. A expectativa é de mais de 600 pessoas participem do evento. A etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública vai reunir sindicatos e ONGs ligadas à segurança e entidades, além de ser aberta ao público. O prefeito Eduardo Paes vai abrir o evento, às 17h, junto com o secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira, o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Luiz Zveiter, e o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe.

Na conferência, serão aprovadas propostas de enfrentamento à violência e à criminalidade no país. Essas sugestões serão encaminhadas para a etapa nacional da conferência, que será em agosto, em Brasília. No Rio, o encontro vai debater temas como prevenção social do crime, repressão qualificada e valorização profissional.

As conferências municipais ocorreram em abril e este mês pelo país. Municípios com mais de 200 mil eleitores ou parceiros do Pronasci vão enviar sugestões e eleger dois representantes com direito a voto na conferência nacional. É o caso do Rio de Janeiro, que escolherá um integrante da guarda municipal e outro de entidade civil. Em junho e julho, haverá etapas estaduais.

O evento é gratuito e vai até sexta-feira. As inscrições podem ser feitas no site www.rio.rj.gov.br/conseg. O Hotel Guanabara fica na Avenida Presidente Vargas 392, Centro.

Fonte: Jornal O Globo