sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe suína: Corpo de Bombeiros distribuirá remédios

RIO - No Rio, os pacientes com diagnóstico de gripe suína vão retirar os medicamentos de combate ao vírus H1N1 nos quartéis dos bombeiros. Nesta sexta-feira, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, anuncia o plano preparado pelo Estado para distribuição do oseltamivir, remédio produzido pela Fiocruz que é similar ao Tamiflu, considerado referência no tratamento da nova gripe.

De acordo com a secretaria, os kits de tratamento ficarão em polos de distribuição que vão funcionar em 42 quartéis do Corpo de Bombeiros em cidades do interior fluminense e mais 15 polos no município do Rio. A secretaria informa que, ainda hoje, os medicamentos começam a ser enviados para os pontos de distribuição. Para retirar o remédio, o paciente deverá apresentar um formulário preenchido pelo médico. Não bastará apenas a receita.

A Fiocruz entregou, nesta quinta, ao Ministério da Saúde o primeiro lote de oseltamivir, com 150 mil tratamentos da gripe suína, e hoje envia mais 60 mil para serem distribuídos por todo o Brasil. Segundo o diretor do Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, a Secretaria estadual de Saúde do Rio receberá cinco mil tratamentos deste lote.

Fonte: Jornal Extra