quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cursos gratuitos para 3 mil no Rio

Rio - Turismo, agronegócios, indústria naval, indústria têxtil, construção civil, confecção de adereços para o carnaval e linguagem brasileira dos sinais são as áreas de qualificação profissional gratuita no estado. São mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos, e as inscrições já estão abertas. A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) recebe a partir de hoje cadastro de interessados.

As chances fazem parte do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), que vai beneficiar moradores da Cidade do Rio, além de Niterói, Petrópolis, Campos, Cardoso Moreira, Itaperuna, Volta Redonda, entre outros municípios. Enquanto durarem as aulas, os alunos receberão auxílio-transporte, material didático e lanche no local.

Os interessados devem se cadastrar em uma das 55 Agências Estaduais de Trabalho e Renda distribuídas pelo estado. As unidades funcionam das 8h30 às 18h30. É importante que, no momento da inscrição, os candidatos tenham em mãos documento de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência e CPF.

No Centro do Rio, as agências ficam na Avenida General Justo 275, e Rua São José 35, loja M. Em Niterói, o posto de atendimento fica na Rua Visconde do Rio Branco, Centro. Já em São Gonçalo, a agência fica à Rua Presidente Kennedy 397, loja 1, Centro. Outras informações pelo telefone da Ouvidoria do Trabalho: 2332-9999.

MAIS CHANCES A CAMINHO

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda prevê capacitar, até o fim do ano, 10 mil profissionais nas áreas de construção civil, indústria têxtil e naval, bem como setores ligados a comércio e serviços. Em entrevista a O DIA, o coordenador do Sine, Marco Pereira, antecipou que ainda este mês sai o PlanSeq (Plano Setorial de Qualificação) para Petrópolis, na Região Serrana.

Serão 791 oportunidades em formação para estoquista, costureira, balconista, estampador, modelista, gerente de loja, entre outras especialidades. A partir de agosto, está previsto ainda o lançamento de 4.110 vagas para mais 11 municípios do interior do estado pelo PlanSeq da Construção Civil. Entre os beneficiários, estão as cidades de Tanguá, Valença e Paraty.

Fonte: O Dia