terça-feira, 3 de agosto de 2010

Um cantinho, um Berbigão - Dica da Swell Home Office

Lá no fim da Praia de Jurujuba, em Niterói, tem um cantinho, um Berbigão, restaurante dos bons. Poderia musicar também com o barquinho vai, a tardinha cai, o camarão vem, a gelada desce bem. Poesia demais, piegas demais, a verdade é que o restaurante perto da vila de pescadores oferece petiscos, frutos do mar e muita comida de qualidade. Cerveja em garrafa, chope e caipirinha. Tudo com a moldura da praia, os banquinhos, os barquinhos, a antiga Igreja, o silêncio sendo cortado apenas pelo toc-toc das traineiras próximas.

No Berbigão, porém, não espere calmaria, pelo menos aos sábados e domingos, quando a varanda fica cheia, com burburinho, mas sem que o atendimento dos garçons seja seriamente prejudicado. As cervejas são engatilhadas em baldes que ficam nas mesas. De entrada, o bolinho de bacalhau beira à perfeição. Depois, o principal atrativo da casa, o Festival de Camarão. Nome óbvio, preços honestos, pratos de qualidade. Fui de arroz com brocólis e camarão à milanesa. Um primor.

Devido ao grande movimento, o restaurante abriu uma filial a poucos metros, na mesma calçada em Jurujuba, mas com o salão fechado e sem a bagunça arrumada do Berbigão original. Também tem no Catete. Mas Jurujuba ganha pelo clima, o calçadão. A casa também oferece carnes, mas a boa são os peixes e camarões do restaurante fundado em 1972. Bobó, risoto, estrogonofe, entre muitos outros pratos preparados com o crustáceo são servidos em porções para duas pessoas.

Tudo com o preço bem em conta e cerveja gelada. Vale - e muito - conferir. Com ou sem poesia e pieguices.

Avenida Carlos Ermelindo Marins (Bento Maria da Costa), 1275, Jurujuba - Niterói

Fonte: O Dia