terça-feira, 22 de março de 2011

Cursos do Planteq formarão 2.287 pessoas

A abertura de 2.287 vagas de qualificação profissional gratuita por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) vai levar de volta às salas de aulas pessoas como Rejane Amaral, de 45 anos. Desempregada, ela aposta num dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) para voltar ao mercado de trabalho.

— Essa área está em expansão e acredito que muitas vagas serão abertas para quem investir nos estudos. Quero uma nova oportunidade, e esse curso vai me deixar mais preparada — afirma.

Quem também acredita no Planteq para conseguir deixar para trás dois anos sem oportunidades é o técnico de áudio Wagner Alexandre Martins, de 38 anos.

— Nesse tempo, já fiz cursos de Inglês e especializações na minha área, mas acho que preciso diversificar. Por isso, vou apostar em Informática.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Augusto Ribeiro, são pessoas como Rejane e Wagner que os cursos do Planteq vai beneficiar:

— Quando fazemos a seleção, damos preferência para quem está desempregado. Mas pessoas que já estão trabalhando também podem se inscrever. Já qualificamos quatro mil pessoas e todos os anos abrimos novas vagas.

O secretário destaca que todos os cursos têm duração de seis meses e aulas teóricas e práticas. O programa também inclui noções de cidadania e reforço de Português e Matemática. Depois de formados, todos são incluídos no balcão de negócios da secretaria para encontrar novas oportunidades.

As inscrições para os cursos do Planteq vão até o dia 8 de abril. Serão formadas 79 turmas, e as aulas deverão começar em maio ou junho. Os selecionados terão direito a material didático e vale-transporte de ida e volta, além de lanche.

Cursos

Comércio

Auxiliar de pessoal, assistente de cobrança, estoquista, operador de caixa, operador de caixa – PCD, operador de telemarketing, operador de telemarketing – PCD, repositor de mercadoria, vendedor varejista e vitrinista.

Construção civil

Manutenção de eletricidade e hidráulica, pedreiro e calceteiro.

Informática

Auxiliar de escritório informatizado, auxiliar de escritório informatizado – PCD, manutenção de computador e manutenção de computador – PCD.

TI

Básico para administrador de redes, básico para administrador de redes – PCD e básico de Tecnologia da Informação com conhecimento de pacote Office.

Hospitalidade

Camareira de hotel, garçom, mensageiro e auxiliar de recepção de hotel, com noções de Inglês e Espanhol.

Alimentação

Auxiliar de cozinha/saladeiro, confeiteiro/padeiro, pizzaiolo e salgadeiro (doces e salgados).

Inscrições

Centros públicos

Os interessados devem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da secretaria de Trabalho e Emprego: Rua Camaragibe 25, na Tijuca; Estrada do Guerenguê 1.630, 2 andar, em Jacarepaguá; Rua Vinte e Quatro de Maio 931, no Méier; Estrada do Dendê 2.080, na Ilha; e Rua Barcelos Domingos 162, em Campo Grande.

Centro de cidadania

Para os cursos dos setores de alimentação e hospitalidade, o local de inscrição é o mesmo onde acontecerão as aulas, no Centro de Cidadania Rinaldo Delamare, que fica na Avenida Niemeyer 776. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 10h às 15h.

Exigências

Documentação

É preciso apresentar original é cópia de identidade, CPF, carteira de trabalho, PIS, comprovantes de escolaridade e residência e cartão social para os portadores de deficiência.

Perfil

Para Comércio, Informática e TI, exige-se ensino médio. Para outros cursos, ensino fundamental e mais de 18 anos.

Fonte: Extra