segunda-feira, 27 de junho de 2011

Movimento pela PEC 300 toma as ruas de THE e tem apoio político

Manifestação a favor da equiparação salarial atrai populares e militares de todo o Piauí

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (27/06) uma grande caminhada que tomou as ruas de Teresina em favor da PEC 300, proposta que tramita no Congresso Nacional e que equipara os salários de todos os militares do Brasil com os pagos atualmente aos policiais do Distrito Federal.

A caminhada, realizada pela segunda vez na capital piauiense, reuniu a categoria (militares e oficiais) de todo o Piauí. A concentração saiu da Assembleia Legislativa, passou por toda a avenida Frei Serafim e parou no adro da igreja São Benedito, no Centro de Teresina. Políticos como o senador CIro Nogueira (PP), o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) e os vereadores R.Silva (PP) e Edvaldo Marques (PSB) participaram. De fora veio o deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE).

A PEC 300 propõe equiparar os vencimentos das policias militares e bombeiros militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal. Pela proposta apresentada, que está em tramitação desde 2008, os salários dos soldados ficariam em R$ 3,5 mil, enquanto os de tenentes passariam para R$ 7 mil.


A proposta foi aprovada em primeira votação ainda no início do ano passado. De lá para cá, não houve avanço nas negociações para que a proposta seja apreciada em segunda votação. O vereador R. Silva (PP), por exemplo, ressaltou a mobilização dos militares piauienses é um apoio a causa. "Esta é a segunda vez que a caminhada acontece, e o estado do Piauí sai na frente realizando caminhadas incentivando o governo para a votação e aprovação da PEC 300", disse o Vereador.


Segundo o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha (DEM), que foi um dos articuladores da PEC disse que só falta vontade do governo e afirmou que tem dinheiro para melhorias. "A matéria foi aprovada por unanimidade no primeiro turno. Não se pode parar agora depois de tanta luta. O Governo tem recursos para a PEC 300, falta vontade. E é nisso que iremos trabalhar", Frisou.


O Senador do Estado do Piauí Ciro Nogueira Filho (PP), disse que isso foi uma promessa de campanha e que o governo deve cumprir com o prometido. “ A PEC 300, foi uma proposta de campanha e não vai ser agora que vamos deixar de lado, o governo deve cumprir”, disse Ciro.

VEJA FOTOS DA CAMINHADA






Fonte: 180 Graus