quarta-feira, 29 de junho de 2011

Senai oferece vagas para cursos de Educação a Distância

Rio - A comodidade de estudar em casa, utilizando o computador e seguindo seus próprios horários é um dos fatores que mais atrai quem opta pelo ensino a distância. Pensando na parcela da população que trabalha e não possui tempo para frequentar um curso presencial, o Senai está com inscrições abertas para cursos de Educação a Distância nas mais diversas áreas.

Gerente de Projetos em Educação do Senai do Rio, Luis Arruda explica que o principal objetivo dos cursos é possibilitar a um maior número de pessoas a educação profissional de qualidade. Para isso, o Senai utiliza um processo de construção coletiva, crítica e interdisciplinar, auxiliado pelas Tecnologias de Comunicação e Informação.

"Nestes cursos, o aluno tem como principais aliados a flexibilidade e a comodidade, já que pode acompanhar as aulas e realizar as atividades propostas em qualquer lugar e horário. Isso tudo facilita a conclusão do curso e proporciona economia financeira e também de tempo", explica.

Apesar de poderem montar seus próprios horários de aula e estudo, Arruda explica que os alunos precisam estar atentos ao cronograma de estudo, com as datas de entrega dos trabalhos, realização das atividades no ambiente virtual de aprendizagem e fora dele, além dos chats e fóruns.

Para ajudar o aluno, o Senai disponibiliza as mais variadas ferramentas, como apostilas e e-books, além de animações, vídeos e jogos. Videoteca com aulas gravadas, biblioteca virtual e simulações da prática profissional também fazem parte do material utilizado nas aulas.

Acesso à internet é pré-requisito

Arruda também explica que o pré-requisito básico para os candidatos se inscreverem nos cursos é ter acessa a um computador com internet. Já os pré-requisitos de escolaridade dependem de cada curso. E a oferta é grande:

"Apresentamos cursos em diversas áreas, como Petróleo e Gás; Instrumentação; Automação; Telemarketing; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Logística; e Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS)", informa o gerente de Projetos em Educação.

Mas engana-se quem pensa que estudar em casa não requer esforço ou disciplina ou mesmo quem acredita que cursos a distância apresentam não apresentam bons resultados. Segundo Arruda, notas divulgadas pelo MEC comprovam que alunos de cursos superiores à distância tiveram melhor desempenho em exames de avaliação dos cursos superiores.

"É necessário que o aluno tenha disciplina para realizar o curso e cumprir as atividades previstas. Ao contrário do que se pensa, o aluno de cursos à distância é muito mais maduro e disciplinado. Ele tem clareza de seus objetivos e, por isso, obtém melhores desempenhos acadêmicos do que os alunos de cursos presenciais", explica.

Para mais informações, os candidatos podem acessar o site www.firjan.org.br/ead ou ligar para o telefone 0800-0231231

Fonte: O Dia